segunda-feira, 7 de março de 2011

Bibliófilas e chiques

Divulgação

#

Por Ana Bittencourt Colaboradora do Blog do Grings e Locutora da Itapema FM Santa Maria 

*

Ainda no clima da maior festa do cinema mundial, que aconteceu no último dia 27 de fevereiro em Los Anegeles, pergunto às leitoras de plantão: quem de vocês já pensou em ir a uma festa chique com um livro embaixo do braço? No mínimo estranho e inimaginável até pras mais intelectuais.

*

Na noite de estreia do filme Cisne Negro (Fox, 2010), Natalie Portman - descolada como ela só - desfilou lindamente carregando embaixo do braço... um livro!  O filme lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz na 83ª edição do evento. E não foi só Natalie que chamou atenção pela originalidade do acessório. A atriz Clemence Poésy também ousou com o adereço na noite de estreia do filme  Harry Potter e as Relíquias da Morte (2010).

*

O acessório fashion é criação da artista Olympia Le Tan, uma designer francesa que se inspira nos clássicos da literatura mundial para produzir bolsas e carteiras artesanais no formato de livros. O resultado é uma combinação de elegância com criatividade.

*

Divulgação Olympia Le Tan*

Em sua coleção mais recente, a designer reproduziu obras-primas de J.D Salinger (autor de O apanhador no campo de centeio), Ernest Hemingway (Por quem os sinos dobram) e Joseph Conrad (O coração das trevas, livro adaptado para o cinema por Francis Ford Coppola em Apocalipse Now, de 1979). Clássicos como Moby Dick, do americano Herman Melville e Drácula, de Bram Stoker, também compõe a coleção da artista francesa. As peças já foram assunto em revistas de moda, como Elle e Vogue. Por enquanto, as charmosas bolsas de Olympia Le Tan são vendidas exclusivamente na Europa, América do Norte e Ásia, pela bagatela de € 1150.

*

Divulgação



*

Na pré-estreia do filme Cisne Negro, Natalie Portman ostentava uma bolsa-livro inspirada na obra-prima do russo Vladimir Nabokov, Lolita. Nada mais apropriado para a bela atriz que mexe com o imaginário masculino e feminino.

*

*Cultura (i)nútil: Segundo o dicionário Aurélio Buarque de Holanda, o verbete bibliófilo é dado a quem tem amor aos livros, especialmente os belos e raros. Entende-se acomo a arte de colecionar livros tendo em vista circunstâncias especiais ligadas à publicação deles.

*

Confira no vídeo abaixo algumas das peças de Olympia Le Tan.

*

Um comentário: